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A gente sabe que tentar resolver alguma bronca com operadoras de telefonia móvel, de internet banda larga ou outros serviços é uma dor de cabeça grande. Para ajudar o consumidor a ter o problema solucionado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possui canais de atendimento (internet, telefone, presencial e cartas) para que o usuário abra uma chamada quando as empresas não cumpram às obrigações.

Por telefone, basta ligar para Central de Atendimento Telefônico no número 1331. Para deficientes auditivos, o número é 1332. Os endereços das Salas do Cidadão podem ser encontrados neste link. As reclamações por carta devem ser enviadas para o Registro de Solicitações de Consumidores.

Agora, para abrir uma chamada pelo portal da Anatel, o Tecnosense explica passo a passo como um consumidor pode reclamar de alguma operadora. O órgão exige uma resposta de qualidade das empresas em até cinco dias úteis.

Atenção: Para reclamar na Anatel, é preciso antes tentar um contato com a operadora e anotar o número do protocolo.

Passo 1
Entre na seção “Consumidor” do portal da Anatel (http://www.anatel.gov.br/consumidor/) e clique no destaque “Quer reclamar? Saiba como”.

Na coluna à direita da página, clique em "Quer reclamar? Saiba como"
Na coluna à direita da página, clique em “Quer reclamar? Saiba como”

Passo 2
Na página seguinte, clique em “Registre sua reclamação” para abrir o sistema de chamadas da Anatel.

Depois, basta clicar em "Registre sua reclamação" para entrar no sistema da Anatel
Depois, basta clicar em “Registre sua reclamação” para entrar no sistema da Anatel

Passo 3
Caso ainda não tenha cadastro, clique em “Ainda não sou cadastrado” para criar um acesso ao sistema. Será preciso preencher alguns dados como nome, endereço, número de telefone, entre outros.

Se não tem um cadastro no sistema, clique em "Ainda não sou cadastrado" para fornecer as informações
Se não tem um cadastro no sistema, clique em “Ainda não sou cadastrado” para fornecer as informações

Passo 4
Se você já tiver cadastrou ou terminou de realizar um, insira o CPF e a senha na aba “Acesso ao sistema”.

Caso já tenha registro, ou tenha feito um, preencha o CPF e a senha para entrar no sistema
Caso já tenha registro, ou tenha feito um, preencha o CPF e a senha para entrar no sistema

Passo 5
Ao entrar no sistema, clique em “Fale conosco”. Na próxima página, escolha “Registrar solicitação”.

Ao entrar, clique em "Fale conosco". Você será redirecionado para outra página. Selecione "Registrar solicitação"
Ao entrar, clique em “Fale conosco”. Você será redirecionado para outra página. Selecione “Registrar solicitação”

Passo 6
Selecione o primeiro bloco, “Reclamação”.

Selecione "Reclamação" para começar o processo de chamada
Selecione “Reclamação” para começar o processo de chamada

Passo 7
Clique em “Iniciar registro” e na próxima página, o consumidor poderá escolher para qual tipo de serviço a chamada será aberta. Celular pós-pago, celular pré-pago, fixo, TV por assinatura, banda larga fixa são algumas opções.

Selecione para que tipo de serviço você quer reclamar da operadora
Selecione para que tipo de serviço você quer reclamar da operadora

Passo 8
Aqui escolhemos a opção “Pré-pago”. Ao mudar a página, o consumidor tem várias opções. Basta escolher qual mais se adequa ao tipo de reclamação.

Após selecionar o serviço, selecione para qual área deseja atendimento
Após selecionar o serviço, selecione para qual área deseja atendimento

Passo 9
Após escolher o motivo da reclamação, o usuário deverá preencher um formulário informando o protocolo da operadora, qual a empresa, descrição do problema e local onde reside o consumidor. A Anatel ainda aceita arquivos em anexo para ajudar na solicitação. Para terminar a operação, basta selecionar “Finalizar registro” no fim da página. Um e-mail será enviado com o protocolo da chamada.

Não se esqueça, para registrar um chamado, é preciso do protocolo de atendimento da operadora
Não se esqueça, para registrar um chamado, é preciso do protocolo de atendimento da operadora

Passo 10
Para saber como anda a solicitação, basta acessar o sistema novamente e clicar na opção “Consultar solicitação”.

Para acompanhar a chamada, basta clicar em "Consultar solicitação"
Para acompanhar a chamada, basta clicar em “Consultar solicitação”

Fotos: Tecnosense/Reprodução