COMPARTILHAR

Atualmente a gente dá conta de tantas senhas que tudo vira confusão. É preciso sempre colocar um caractere especial, letra maiúscula, número, um monte de coisa. E no celular? Arrasta o dedo, coloca aquela frase enorme ou códigos fáceis que todos adivinham. Por sorte, alguns smartphones com sensor biométrico já ajudam no desbloqueio do aparelho e até mesmo aplicativos.

E quem está trazendo uma nova solução de desbloqueio? Sim, a Qualcomm! A fabricante de chips embarcou uma autenticação de íris no Snapdragon 835, nova plataforma para smartphones mais topo de linha. Segundo a empresa, a tecnologia oferece uma camada de segurança estável sem necessidade de toque e é um dos sistemas biométricos mais precisos hoje em dia.

Como funciona a autenticação de íris do Snapdragon 835?

A nova autenticação da Qualcomm captura a imagem da íris e a converte em um template único que fica salvo no dispositivo. Assim, quando o usuário apresenta sua íris para verificação, a imagem é comparada com o template para que o aparelho possa ser desbloqueado.

Com o poder de processamento da plataforma Snapdragon 835, todo o procedimento acontece em menos de 100 milissegundos, garante a fabricante. A autenticação ocorre no Qualcomm Trusted Execution Environment – um ambiente fora do sistema operacional de alto nível desenvolvido para proteger informações de ataques de hackers, vírus e cavalos de troia.

Quais smartphones possuem o Snapdragon 835?

Algumas fabricantes já lançaram aparelhos com o novo processador da Qualcomm no mercado global. Embora eles contem com o Snapdragon 835, nem todos possuem autenticação de íris. Confira:

  • Samsung Galaxy S8 e S8+

Os lançamentos da Samsung foram os primeiros com o Snapdragon 835. Aqui no Brasil, eles chegaram com o processador Exynos, da própria fabricante. O S8 e S8+ possuem sensor biométrico na parte traseira, USB Tipo-C, Android 7.0 Nougat, 4GB de RAM e armazenamento interno de 64GB ou 128GB (não disponível no Brasil).

  • Xiaomi Mi 6

O sucessor do Mi 5 foi lançado em abril deste ano. O aparelho se destaca por ter a metade do preço do Galaxy S8 na China. A memória RAM é de 6GB, com armazenamento interno de 64GB ou 128GB, tela Full HD de 5.15 polegadas e câmera dupla de 12 megapixels na parte traseira.

  • Sony Xperia ZX Premium

O Xperia XZ Premium foi apresentado na MWC 2017 e se tornou o primeiro aparelho comercial com o processador da Qualcomm. Mas vale lembrar que ele foi lançado depois do Galaxy S8, hein! O smartphone da Sony possui tela 4K HDR de 5.5 polegadas e uma câmera com 19 megapixels.

  • HTC U11

Anunciado em maio, o aparelho conta com 4GB de RAM, 64GB de armazenamento interno e o recurso Edge Sense, que permite abrir aplicativos ou capturar imagens de maneira mais prática.

via Qualcomm.