COMPARTILHAR

A TIM não brinca em serviço mesmo. Depois de começar a operar na faixa 700 MHz em várias capitais, a tele anunciou o VoLTE, tecnologia que permite realizar chamadas de voz com o 4G. A novidade já está em execução em Brasília e ficará disponível até o fim do mês em Recife, Fortaleza, Natal, Maceió, Rio de Janeiro e Uberlândia.

Pré, controle o pós? Confira as ofertas das operadoras

Segundo a operadora, o VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. A tele garante ainda chamadas sem ruídos e com qualidade, já que elas serão realizadas em alta definição.

Outros benefícios da tecnologia são a possibilidade de continuar navegando na rede 4G, redução do consumo de bateria e menor tempo de estabelecimento da ligação. Uma redução de oito para dois segundos, informou a TIM em comunicado.

VoLTE: ligações com a rede 4G não irão gerar cobranças extras, nem irá utilizar o pacote de dados dos assinantes

Paga mais para usar o VoLTE?

Não. Chamadas através do serviço serão tarifadas de acordo com o plano do cliente. Ou seja, nas ofertas TIM Black, por exemplo, em que as ligações são ilimitadas, o consumidor não irá pagar nada mais por isso. A operadora frisa também que as chamadas não serão descontadas do pacote de dados.

“Não haverá qualquer tarifação adicional ou ajuste nas ofertas. O cliente também não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede quer utilizar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor”, informa o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, em comunicado.

Vale lembrar que o VoLTE só exige um smartphone compatível e o sistema operacional atualizado. A operadora criou um hotsite com uma lista com aparelhos compatíveis.