COMPARTILHAR

Mal o ano começou e já tá rolando golpe no WhatsApp. Um já conhecido por alguns, por sinal. A campanha usa o Burger King para oferecer cupons falsos de R$ 50, segundo a empresa de segurança digital ESET.

Em maio de 2017, a empresa já tinha alertado sobre uma campanha similar com o nome do Burger King. Praticamente a mesma coisa acontece na atual. Ao clicar no link recebido pelo WhatsApp, o usuário é redirecionado a uma página para concorrer ao desconto.

Após participar de uma rápida pesquisa, a página vai informar sobre o prêmio e o desconto. Mas para consegui-lo, uma mensagem pede para a falsa promoção ser compartilhada com 30 amigos.

Quando o link é acessado em um computador, a página tenta instalar uma extensão no Chrome. De acordo com a ESET, a falsa promoção já foi acessada em mais de 26 mil máquinas. O intuito dos cibercriminosos é ganhar dinheiro através dos anúncios.

Dicas de segurança

·        Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens ou redes sociais.

·        Nunca forneça informações pessoais, se a fonte não é confiável.

·        Não instale aplicações de repositórios não oficiais.

·        Não compartilhe mensagens suspeitas ou que pareçam não vir de uma fonte confiável.

·        Use uma solução de segurança que bloqueie aplicações maliciosas ou sites fraudulentos.