NotíciasTutorial

Graava é um app de edição de vídeo que faz todo o trabalho por você

A gente sempre tá usando o smartphone para gravar um ou outro vídeo e registrar aquele momento legal. Quando a gente não esquece o arquivo na memória do celular, a gente quebra a cabeça para saber como editar no próprio aparelho. Hoje o Tecnosense traz o Graava como dica de aplicativo de edição.

O aplicativo, disponível para iOS e Android, funciona de maneira prática. Você pode gravar um vídeo, tirar foto ou escolher da própria galeria. Após selecionar os arquivos, é possível inserir uma trilha sonora. O passo seguinte é definir o tempo desejado para o vídeo final.

graava-app-6

Graava foi idealizado como uma câmera, mas se tornou um app para atingir um público maior

Pronto. O clipe será gerado após o Graava usar diversos algoritmos. O aplicativo irá reconhecer expressões faciais, objetos, dados dos sensores de movimentos, entre outros. “Baseamos o software nos truques e técnicas usados pelos melhores profissionais de edição de vídeo”, explica Bruno Gregory, fundador da plataforma.

“O Graava edita vídeos de acordo com o ritmo da música e sincroniza o conteúdo de forma matemática. Ou seja, trocar a música causa uma mudança no resultado final. Uma música mais animada gera transições mais rápidas e cortes mais curtos comparados a um ritmo mais lento”, exemplifica.

A Graava é uma startup criada em 2014 pelos brasileiros Bruno Gregory, Marcelo DoRio e Marcio Saito. A ideia inicial era lançar uma câmera que também editasse as imagens fotografadas ou filmadas. Em 2016, a empresa mudou o rumo. “Entendemos que poderíamos oferecer a experiência da nossa tecnologia para um maior número de pessoas. Vimos que, com o software, poderíamos resolver não só o problema de edição de vídeo das câmeras Graava, mas de qualquer câmera do mercado, incluindo smartphones”, conta DoRio.

Como usar o Graava

graava-app-1

Passo 1.
Baixe o aplicativo para iOS ou Android. Ao abrir, clique em “Junte-se a nós”. Você pode criar uma conta inserindo e-mail e senha ou com seu perfil do Facebook.

Passo 2.
O Graava irá mostrar um pequeno tutorial de como criar os vídeos. A interface do aplicativo é prática. São três opções na parte inferior – Tirar foto, Gravar vídeo e Acessar a galeria do smartphone. Na engrenagem, na parte superior, o usuário pode configurar o flash, qualidade do vídeo, trocar entre câmera frontal e traseira e conectar as redes sociais. Já na Bússola, é possível conhecer vídeos de outros usuários.

graava-app-4

Passo 3.
Após tirar as fotos e vídeos. Você pode selecionar os arquivos. Ao escolher todos, será preciso definir o tempo do vídeo. A duração pode ser entre 6 a 17 segundos. Para adicionar a trilha sonora, basta clicar no símbolo. O aplicativo já traz algumas faixas, mas é possível adicionar as que estão no celular. Você pode ajudar o trecho da música que vai entrar no vídeo também. Basta arrastar o dedo para a esquerda ou direita.

graava-app-5

Passo 4.
Para começar a edição, é só clicar no símbolo do vídeo. O aplicativo irá analisar os arquivos e fazer a edição de forma automática. Quando finalizar, é possível salvar o arquivo e compartilhá-lo em várias redes sociais!

Em tempos de inúmeros compartilhamentos nas redes sociais, ter um aplicativo que facilite a edição é bem legal! O que acharam do Graava?

Filme: Swordfish
Previous post

[Dica de filme] - Swordfish (A Senha)

Next post

Como funciona uma placa de vídeo?

Thulio Falcão

Thulio Falcão

Eu sou jornalista e gosto de brindar. Na falta de um par, brindo só. O importante é o copo cheio. Nada melhor que jogar videogame ou discutir tecnologia num boteco de esquina.