Notícias

Homem é indenizado em $115 mil após post no Facebook destruir seu negócio

A internet às vezes parece uma terra sem lei. Muitos usuários aproveitam as redes sociais para fazer comentários preconceituosos, achando que ficarão impunes desses atos. Após receber diversas críticas por seu desempenho na prova dos 400m medley, a nadadora Joanna Maranhão informou, em sua página no Facebook, que irá processar os perfis verdadeiros que a ofenderam.

LEIA MAIS
Facebook

Joanna é só mais um caso, mais uma prova de que você não pode dizer tudo nas redes sociais. Na Austrália, um homem de 74 anos foi indenizado em $115 mil por conta de um post no Facebook sobre o negócio que ele gerenciava.

Kenneth Rothe era dono de dois hotéis – Nirvana Village e Blue Dolphin Motels – na cidade de Nambucca, na Austrália. Em março de 2014, o eletricista David Scott postou no Facebook um alerta de pedofilia, dizendo que os estabelecimentos de Rothe eram “usados para relocar pedófilos”.

A vítima ainda pediu para Scott retratar a publicação, mas não obteve sucesso. A publicação rendeu a Rothe inúmeras ligações anônimas e diversas ameaças. Em uma delas, o homem de 74 anos chegou a ser hospitalizado por seis meses. Com o caso, a família precisou sair da cidade.

A juíza Judith Gibson ficou responsável pelo caso. Em sua sentença, ela afirmou que Scott escreveu uma publicação sem verificar a veracidade das informações, afetando a vida de Rothe. Por outro lado, o eletricista argumentou que, como pai, ele tem todo o direito de “avisar a comunidade sobre potenciais perigos porque havia uma onda de crimes surgindo na cidade e a polícia não conseguia conter os casos”.

Mesmo com o argumento, David Scott foi sentenciado a pagar $ 115 mil a Rothe pelos danos causados. A juíza ainda explicou que “o anonimato, a instantaneidade e o alcance permitidos pela internet e redes sociais são uma ferramenta perigosa nas mãos de pessoas que se consideram vigilantes”.

via The Sidney Morning Herald

Pokémon GO: só 5 milhões de usuários continuam jogando o game todos os dias
Previous post

Atualização de Pokémon GO melhora sistema de experiência

Módulo Hi-Fi Plus para o LG G5 SE
Next post

[Análise] Módulo Hi-Fi Plus do LG G5 SE

Thulio Falcão

Thulio Falcão

Eu sou jornalista e gosto de brindar. Na falta de um par, brindo só. O importante é o copo cheio. Nada melhor que jogar videogame ou discutir tecnologia num boteco de esquina.