AnálisesNotícias

MyPharma: delivery de remédios chega aos smartphones no Recife

Aplicativos de delivery aparecem cada vez mais para facilitar a vida de quem não gosta ou não pode sair de casa. Temos entregas de refeições, supermercados, bebidas, entre outros produtos, que ajudam bastante na hora de conseguir uma manutenção básica das nossas necessidades. Lançado na última terça-feira (30), o MyPharma chegou para endossar esse time, dessa vez na área dos medicamentos. O app, criadoo por uma startup pernambucana, está disponível para Android e logo ao iOS.

LEIA TAMBÉM:
Inscrições para o Cesar.LABS terminam dia 2 de junho

Vamos ser sinceros, quase todo mundo sofre de alguma enfermidade ao menos uma vez no ano, seja uma gripe, uma dor de barriga, uma crise de azia. Porém, muitas vezes é difícil saber quais farmácias do seu bairro estão abertas em determinado dia ou horário ou até mesmo em qual delas seria mais barato comprar sua medicação. A proposta do aplicativo é justamente unir essa comodidade com um bônus: a cotação do preço entre as farmácias.

Mesmo que na região metropolitana do Recife exista uma drogaria em, praticamente, cada esquina a variação do preço entre elas chega a ser assustadora. Com um cardápio de 37 redes farmacêuticas disponíveis, todas de comerciantes locais, o app oferece a facilidade de acessar preços e distâncias pelo seu smartphone. A taxa de resposta proposta também é baixa. No máximo cinco minutos para que as cotações comecem a chegar e você possa escolher a mais barata, mas isso vai depender de onde você está.

Aplicativo foi lançado no Recife, na última terça-feira (30), e reúne 37 redes farmacêuticas. Foto: Divulgação

Fora do eixo central das cidades atendidas esse horário acaba sendo mais elevado. Minha primeira cotação demorou quase 10 minutos para ser encontrada, com apenas uma resposta e um preço um tanto elevado da medicação. Mas a promessa dos desenvolvedores é que esse número diminua com a ampliação do número de estabelecimentos ofertados.

Como funciona o MyPharma

A interface do MyPharma é fácil de ser utilizada. Basta digitar o nome do medicamento ou mesmo tirar uma foto da receita, caso seu médico não tenha uma letra muito legível, e enviar para que as redes da sua região disponibilizem o valor do remédio. Além disso, é possível escolher entre genéricos e similares e adicionar produtos que geralmente vendem nessas redes, como shampoos, chocolatinhos, produtos de estética, em geral.

O cadastro é simples, envolve nome, endereço e CPF. O pagamento pode ser feito com cartões de crédito ou débito, mas só quando a maquininha chegar à residência, ou em dinheiro. Outro ponto positivo é que não há cobrança de taxa de entrega. A maioria das farmácias não trabalha com esse valor via telefone e a vantagem se estende ao aplicativo. Por enquanto o app tende as cidades de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Pontos positivos:

  • O tamanho do app é de apenas 36 MB
  • São várias farmácias, permitindo que você escolha a mais barata ou mais próxima da sua residência;
  • A interface é fácil de utilizar e você entrar com sua conta no Facebook
  • Todas as cotações chegam como notificações.
  • Aceita várias bandeiras de cartão

Pontos negativos:

  • Ainda não está disponível para iOS;
  • Ainda não é possível avaliar o serviço das farmácias
  • Se você mora no subúrbio o tempo de espera por uma resposta é bem maior do que o proposto (cinco minutos);
  • É cobrada uma taxa de R$ 2, chamada de “Taxa do aplicativo” que não fica muito claro do que se trata, já que teoricamente não é cobrada a entrega
  • Não há opção de cancelar uma cotação já solicitada

Avaliação do Editor

Interface 80%
Recursos 85%
Usabilidade 75%
Desempenho 90%
O MyPharma é um aplicativo para fazer cotações de remédios e recebê-los em casa. O app tem uma interface fácil de usar, além de permitir enviar receitas e consultar um farmacêutico, mas pode confundir o consumidor em alguns momentos, como num cancelamento de uma cotação, por exemplo.
82
Já viu a CPU do Project Scorpio mais de perto? Mike Ybarra te mostra!
Previous post

Já viu a CPU do Project Scorpio mais de perto? Mike Ybarra te mostra!

TIM oferece ligações ilimitadas para outras operadoras em novo plano Controle
Next post

TIM Black: novos planos trazem ligações ilimitadas para outras operadoras

Katarina Bandeira

Katarina Bandeira