COMPARTILHAR

O VTEX Day aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, aqui em São Paulo, e reuniu 15 mil pessoas para discutir as tendências de tecnologia para o e-commerce. Um dos destaques do sexto ano foi a participação de Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden. Ele abriu o evento e falou sobre o que é necessário para quem quer empreender.

“Em uma empresa, precisamos ter fãs e não clientes. Eu odeio clientes porque eles vão embora. E ninguém quer que seus consumidores comprem em outro lugar. É preciso torná-los fãs para que sejam leais a você. Para isso, é preciso relacionamento”, disse.

Vocalista, piloto, empresário, investidor, escritor, esgrimista e cervejeiro, Dickinson mantém investimentos em vários segmentos. A dica dele para alcançar o sucesso é “pensar fora da caixa e se comunicar”.

“A criatividade é o melhor caminho para quem quer empreender. Hoje, as pessoas não se conversam mais, falam entre si somente por mensagens de texto mesmo estando no mesmo ambiente. Isso é ridículo. A comunicação precisa ser uma via de mão dupla. É preciso ouvir e observar, essa é a mentalidade que devemos ter”, explicou.

Bruce também comentou sobre as dificuldades enfrentadas e transformadas em oportunidades. Para o popstar, o que define um empreendedor bem-sucedido ou não, é a atitude perante o fracasso. “Se você cair do cavalo, volte a montá-lo. Não desista. Modifique a estratégia original, adapte para algo diferente e você chegará lá. Nenhum plano sobrevive na primeira derrota para o inimigo”, completou o palestrante.

VTEX Day

A primeira edição da VTEX Day foi realizada em 2013 e reuniu mais de 1 mil pessoas para assistir a 40 palestras. Nos anos seguintes, o congresso dobrou de público e tamanho, com 3.400 participantes, mais de 80 palestras e 6 salas simultâneas em 2014. No ano passado, reuniu um público de 10.300 pessoas, em 12 salas e mais de 150 palestras.

Foto de capa: Carol Moir/Business Jet Traveler