COMPARTILHAR

SÃO PAULO – E não! Não veja o título como algo negativo. Com tantos dispositivos conectados dentro de uma residência (quantos há na sua?), a Qualcomm apresentou, na última semana, o que pode ser uma solução para o fim da queda de conexão quando você sai da sala para o quarto, por exemplo!

A gente sabe que a qualidade da internet no Brasil deixa a desejar, segundo o estudo “O Setor das Telecomunicações” da Oliver Wyman, divulgado em maio passado. Velocidade da conexão e cobertura são algumas, das muitas queixas, de quem possui banda larga em casa.

Foto: Thulio Falcão/Tecnosense

E a Qualcomm aposta no Wi-Fi Mesh 2.0 para corrigir alguns desses problemas. A solução é uma malha integrada de roteadores (dois, três ou mais). Eles conectam entre si e conseguem levar cobertura Wi-Fi para todos os cômodos da casa.

A vantagem é que o consumidor terá uma conexão mais estável, com velocidade próxima ao plano contratado e sem a preocupação de precisar se conectar, manualmente, a um repetidor. Isso porque a solução é capaz de, quando houver uma falha em um link, manter a rede funcionando ao se conectar ao roteador mais próximo.

E o 2.0?

Sabe a história da Internet das Coisas (IoT) e dispositivos conectados? Então, em 2012, uma família de até quatro pessoas tinha uma média de oito gadgets com acesso à internet. Em 2017, esse número triplicou para 24, segundo um estudo da GSMA.

Agora, a previsão é que, em 2022, uma casa tenha, em média, 50 dispositivos conectados. O Wi-Fi Mesh 2.0 é justamente o uso de IoT para criar todo um ecossistema e deixar o lar ainda mais conectado. Seria como possuir uma central e, com ela, controlar Smart TV, lâmpadas inteligentes e tantos outros aparelhos que possuam conexão Wi-Fi ou Bluetooth.

Foto: Thulio Falcão/Tecnosense

No evento, a Qualcomm ainda mostrou como será possível utilizar assistentes virtuais – como Alexa, Siri ou Google Assistente – para realizar comandos na casa. Logo mais, será possível pedir para ligar a TV, apagar ou acender a luz, entre outras funções. Tudo através de um alto-falante ou do próprio smartphone.

Quais os parceiros da Qualcomm no Wi-Fi Mesh?

Segundo a Qualcomm, a Samsung, Asus e TP LINK são algumas parceiras em trazer os aparelhos com suporte ao Wi-Fi Mesh. A empresa comentou também que a solução chega ainda em 2018 ao mercado brasileiro, embora a da TP LINK já esteja disponível!

Foto: Thulio Falcão/Tecnosense

Na apresentação da Qualcomm, a empresa apresentou três produtos: Samsung Connect Home Pro (que a sul-coreana até mostrou no lançamento da nova linha de Smart TVs), o Asus Lyra Trio e o TP LINK Deco AC1300. Preço e disponibilidade não foram informados no evento.