COMPARTILHAR

Ter uma cultura de inovação não é mais um papel estratégico competitivo para uma empresa. Hoje, é praticamente uma obrigação elas traçarem novos modelos de negócios, produtos e serviços com base na transformação digital e, assim, garantir a fidelidade de antigos clientes e conquistando o coração de novos.

Mas por que isso? O estudo The Digital Culture Challenge, da Capgemini e divulgado em 2017, mostrou que líderes e colaboradores divergem sobre a cultura digital de suas empresas. Enquanto 40% dos executivos afirmam que há inovação em suas companhias, apenas 27% dos funcionários concordam com isso. Já a Horses for Sources afirma que o mercado de software e serviços de robótica empresarial deve crescer 39% até 2021 e fechar em US$ 3 bilhões.

Ser uma empresa inovadora não é mais um trabalho somente da equipe de TI, mas envolve todos os outros setores da organização. Daí a importância da transformação digital e que ela vai muito além da tecnologia. “Não é só ferramenta, é também trabalhar a equipe, sensibilizar os colaboradores sobre novos modelos de negócio fazendo com que a empresa atinja uma maturidade digital”, explicou Tiago Magnus, fundador do Transformação Digital (TD).

A empresa catarinense foi criada em 2017 e funciona como um ecossistema que conecta pessoas e empresas à transformação digital. Tendo organizações com acima de 100 funcionários como público-alvo, Tiago resume a operação da TD como uma “educação corporativa”. Ferramentas digitais, eventos, cursos e treinamentos são alguns serviços ofertados.

“Hoje algumas empresas tradicionais buscam um modelo de negócio mais próximo ao de startups. Em que processo, eficiência e outros fatores exigem um investimento menor”, comentou Tiago. Para isso, a TD atua principalmente em implementar inovação nas áreas de marketing e vendas. “Fazemos um diagnóstico para implementar as ferramentas mais adequadas, assim como também indicar um parceiro para realizar treinamentos e outras ações dentro da empresa”, explicou.

Semana da Transformação Digital

Para ajudar a promover a inovação em pequenas e médias empresas, o TD vai realizar, em setembro, a Semana da Transformação Digital. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, será 100% online e gratuita. Segundo Tiago Magnus, fundador do TD, as inscrições serão abertas em meados de agosto.