COMPARTILHAR

Há sete meses moro em São Paulo e, desde então, sempre escuto o mesmo: a cidade te deixa solitário. Não concordo. Viajo para a Capital paulista desde 2006, quando resolvi passar um Carnaval aqui (louco, né? Trocar Recife por essa “cidade de concreto”!), e tenho a impressão que quanto mais a exploro, menos acho que a conheço. Foi minha sensação ao fazer um voo panorâmico com a Voom, serviço on-demand que conecta passageiros a um assento livre em um helicóptero.

A Voom até tem uma pegada bem corporativa, mas também olha para nós, “usuários finais”. Para o executivo, a ideia é que ele não perca tempo no trânsito e consiga se deslocar, com praticidade, entre os principais pontos de São Paulo. Para nós, o voo panorâmico mostra belezas de São Paulo e o quanto ainda podemos explorá-la, seja a pé, de metrô, ônibus ou qualquer outro meio.

O passeio dura entre 15 a 20 minutos e faz um roteiro bem turístico mesmo. Você sobrevoa o Memorial da América Latina, Museu do Ipiranga, Sambódromo do Anhembi e outros locais bem conhecidos da Capital. Tudo isso com um contraste entre o cinza, o verde, as torres de concreto e as comunidades de São Paulo. A dica é ir no assento da frente, ao lado do piloto, que tem a melhor posição para tirar as fotos. Confira algumas:

Vendo de cima, São Paulo até parece calma demais para toda a correria que vivemos no dia a dia. O voo panorâmico da Voom traz uma visão refrescante da cidade e nos faz perceber que, sim, nós que somos responsáveis por essa suposta solidão que todos aqui falam. É uma experiência ótima e que pode se tornar um momento até mesmo inesquecível para quem quer propor um pedido, comemorar algo e tantos outros motivos.

A pergunta que deixo é a mesma que eu respondi ao pessoal da Voom: que você faria com tempo perdido no trânsito? Eu voltaria a fazer minhas atividades físicas, tentaria ter uma rotina mais saudável e, claro, colocaria em dia meus jogos, séries e animes! Uma coisa já fiz, trocar um ônibus por uma caminhada de 20 minutos até o job. E você?

Voom

O agendamento do voo pode ser feito no próprio site da Voom. A cidade de São Paulo conta com nove helipontos, entre eles, opções no Aeroporto de Congonhas, Alphaville e na Avenida Paulista. Para quem pensa em reservar um voo panorâmico, a depender do dia, há horários pela manhã, tarde e noite.

Assim como quando pegamos um avião, o pessoal passa a instruções e orientações para ter a melhor experiência possível. O voo panorâmico custa R$ 380 e pode ser pago com cartão de crédito na própria plataforma.